Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Queima da Lapinha é tradição há mais de 40 anos

Manifestação religiosa encerra o ciclo natalino em Bom Jardim

Trazida ao Brasil pelos padres jesuítas no século XIX, a tradicional Queima da Lapinha, evento que compõe o Calendário Religioso e Turístico de Bom Jardim, tem reconhecimento da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, visando preservar o movimento desenvolvido há mais de quarenta anos no município.


A iniciativa, mantida pelo Sr. Rinaldo Barros e Família, conclui o ciclo natalino em Bom Jardim e reúne diversas gerações num belíssimo cortejo, conduzindo as imagens de São José, Nossa Senhora e do Menino Jesus, pelas principais ruas da cidade.

Além de dezenas de bonjardinenses, também se fizeram presentes: Edgar Santos (Secretário de Cultura), Pe. Elias Roque (Pároco) e Bruno Araújo (Diretor de Turismo e Coordenador de Comunicação Paroquial).

"A queima de lapinha acontece, tradicionalmente, no Dia de Reis, seis de janeiro, à meia-noite. A cerimônia envolve pastoras e suas jornadas (cantos diante do presépio), fogos, orquestras de sopro e percussão, além da participação do público. Diz a crença popular que a lapinha é queimada para que o material que enfeitou o presépio, considerado sagrado, não seja jogado no lixo." (Fundação Joaquim Nabuco)

O evento foi concluído com a tradicional Queima da Lapinha, ação que intitula a festividade, mantendo sempre acesa a chama das manifestações culturais e suas peculiaridades. Em 2016, o Governo Municipal pretende conferir um suporte complementar ao evento, promovendo a manutenção das tradições locais e a legitimação das atividades culturais no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário