Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bom Jardim: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes realiza diálogos comunitários, na Semana da Consciência Negra

Capoeiras, caboclinhos, maracatus são destaques nas atividades culturas em Bom Jardim - PE.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, realizou entre os dias 19 e 22 de novembro, vivenciando a Semana da Consciência Negra, uma programação diversificada contendo o que há de mais representativo da cultura afro, seu legado histórico e sua importância na composição étnica brasileira.


Com a temática central "A consciência negra e o mundo dos brancos", que norteou toda a proposta do evento, realizado no Centro Cultural Professora Marineide Braz, os diálogos comunitários foram ministrados pelos expositores convidados, o bonjardinense Esdras Monteiro e o Pr. Orlando Silva, que foram objetivos ao tratar da temática proposta.

Ao abordar sobre a identidade do negro ao longo da história, Esdras Monteiro frisou elementos importantes na construção étnica do pais,  destacando a relevância do negro com a seguinte colocação: "Não se pode ignorar o grande contributo dos negros para este país, porque estaremos ignorando a nossa própria identidade. Perder nossa identidade, é perder a nossa própria história", salientou.


A programação da Semana da Consciência Negra contou ainda com shows culturais (Antônio Marcos, Douglas Alexandre e Francisco Oliveira), roda de capoeira, caboclinhos (Alto de São José), maracatu (Grupo Fênix) e a apresentação do Grupo Maracabarro (Tracunhaém), no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa, na Feira Cultural, além da palestra com o Professor José Euclides, com a temática "Religião e matrizes africanas", com a presença dos alunos das escolas EREM Dr. Mota Silveira, Ginásio 19 de Julho, Raimundo Honório e Escola São Francisco de Assis.


Fotos: Fabiano da Silva - http://bomjardim.pe.gov.br/ e Roberto Ferreira
Texto: Bruno Araújo - Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário